Seleção da Disal traz livros que ajudam a compreender a história da diversidade culinária da cidade
Em São Paulo, a gastronomia é cultura, memória e encontro. No dia 25 de janeiro, ao completar 472 anos, a maior metrópole do Brasil e da América Latina reafirma o protagonismo também na diversidade culinária. Para celebrar o aniversário da cidade e valorizar a herança cultural, a Disal, referência no mercado editorial, destaca algumas obras que ajudam a compreender a gastronomia paulistana para além do paladar, e sugere dicas de restaurantes para comemorar a data.
Com habitantes e comunidades de diferentes origens espalhados pelos bairros, São Paulo transformou a comida em patrimônio cultural, capaz de contar histórias e preservar memórias. A gastronomia é reflexo do encontro de diferentes povos, culturas e modos de vida, com isso, a cidade reúne influências italiana, japonesa, árabe, africana, indígena, nordestina e contemporânea, encontradas em restaurantes e feiras livres.
Essa pluralidade é um retrato da dinâmica multicultural da metrópole, que está em constante reinvenção. Comer em São Paulo é percorrer diferentes países, épocas e memórias, e compreender por que a capital paulista é reconhecida como um dos principais polos gastronômicos do mundo. Em meio ao ritmo acelerado, as refeições se tornaram uma pausa e um momento de apreciação pelo lugar.
A Disal preparou uma seleção de livros que convida o leitor a conhecer São Paulo a partir da culinária, revelando dicas de restaurantes, receitas, ingredientes e hábitos alimentares que acompanham o crescimento da cidade há 472 anos.
- Gastronomia & História Dos Hoteis – Escola Senac São Paulo – Antonino Malaquias dos Santos
Das cozinhas dos hotéis-escola Senac saem finas iguarias que agradam hóspedes e visitantes de todos os lugares. São produções preparadas com o cuidado e o requinte de chefs – pratos da culinária internacional salpicados com a criatividade e o tempero brasileiros. Reunidas neste livro estão 100 receitas selecionadas desse rico cardápio. E, como é na cozinha que se contam as melhores histórias, aqui se reúnem também registros da glamourosa trajetória dos dois hotéis, que o Senac São Paulo traz para o público nas páginas de um atraente projeto
Disponível em: https://www.disal.com.br/produto/1383175-Gastronomia-Historia-Dos-HoteisEscol
- A culinária caipira da paulistânia – Marcelo Correa Bastos
Neste livro fundamental, Carlos Alberto Dória, um dos principais e mais eruditos pesquisadores da alimentação e da gastronomia do país, uniu-se a Marcelo Corrêa Bastos, chef conhecido por sua inventividade e seu talento, para traçar um panorama da cozinha caipira. O resultado é um saboroso exercício histórico, literário e gastronômico acompanhado por quase 270 receitas que oferecem uma ponte entre a história e o cotidiano, a teoria e a prática.
Disponível em: https://www.disal.com.br/produto/9824881-A-Culinaria-Caipira-DaPaulistania
- Percurssi- Fatto A Mano – Lamberto Percurssi
O azeite de oliva, os ingredientes orgânicos, o limão e até o mel são temas da chef Silvia Percussi para os 11 menus gastronômicos que se desdobram nas 46 receitas harmonizadas deste livro. São experiências gustativas que contam os mais de 30 anos de história de um dos mais premiados e tradicionais restaurantes de cozinha italiana em São Paulo. Esses menus, alguns já históricos, são agora apresentados ao leitor, tornando-se acessíveis para os cozinheiros entusiastas e amantes da boa mesa
Disponível em: https://www.disal.com.br/produto/9257640-Percurssi-Fatto-A-Mano-EditoraOlha
- Todas as Sextas – Paola Carosella
Livro de estreia de Paola Carosella, combina um relato autobiográfico arrebatador com mais de 90 receitas dos menus executivos das sextas-feiras do seu restaurante Arturito, em São Paulo. As receitas, com histórias e comentários instigantes, às vezes provocadores, transbordam generosidade, gratidão e excelência técnica.
Disponível em: https://www.disal.com.br/produto/5314763-Todas-AsSextas