Apesar de muitos associarem macarrão e massas no geral com o vinho, a cerveja também harmoniza perfeitamente com esse tipo de prato
No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Macarrão. A escolha da data se deve ao fato de que é nesse dia que começa a abertura do Congresso Mundial do Macarrão, evento que reúne produtores e especialistas da área em Roma. Apesar de a data ser celebrada desde 1995, quando ocorreu o primeiro congresso, ela só passou a ser comemorada no Brasil a partir de 2014. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), entre janeiro e agosto de 2024, a venda total de macarrão no país atingiu 875.938 toneladas.
Apesar de muitos associarem macarrão e massas no geral com o vinho, a cerveja também harmoniza perfeitamente com esse tipo de prato. Para conseguir uma combinação perfeita, o ideal é prestar atenção nas escolhas dos ingredientes e no molho na hora de cozinhar o macarrão, pois através desses fatores é possível saber qual é o estilo de cerveja mais indicado. Para explicar como realizar essa combinação, o mestre cervejeiro da cervejaria Ashby, Alexandre Vaz, listou os diferentes tipos de harmonização que podem ser feitos, confira:
Bolonhesa
É impossível falar de macarrão e não lembrar desse molho italiano icônico. Feito com carne bovina moída, tomate e outros adicionais, ele possui sabor mais intenso e textura mais encorpada. A cerveja mais indicada nesse caso é a Ale. Ela possui aroma com toques de caramelo e frutas, que suavizam a acidez do molho. O lúpulo é discreto, resultando em um baixo amargor.
Ao sugo
Apesar de também ser feito com molho de tomate, o molho ao sugo não leva carne em sua composição, ou seja, ele é mais leve. Sendo assim, uma fruit beer de laranja harmoniza com esse tipo de molho. No paladar, é possível sentir as notas bem destacadas e adocicadas de laranja, em uma textura macia com leve acidez cítrica, que complementa com a acidez do molho ao sugo.
Molho Branco
Com uma receita que basicamente leva leite, manteiga e farinha de trigo em sua composição, o macarrão com molho branco pode ser apreciado acompanhado de uma cerveja Weiss, que é a famosa cerveja de trigo. Com amargor bem suave, praticamente inexistente, ela é bem condimentada também no aroma, e apresenta notas de cravo e banana bem pronunciadas, que complementam a suavidade do molho branco.
Alho e Óleo
Uma receita antiga e tradicional que veio da Itália e que faz sucesso até hoje. O macarrão alho e óleo é um prato leve e com sabor delicado, sendo assim, o ideal é combinar com uma cerveja que também seja leve e que não ofusque o sabor do prato, como é o caso da Pilsen. O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado – que é perfeitamente equilibrado com o amargor dos lúpulos alemães e o aroma dos lúpulos americanos. Ou seja, não é uma cerveja doce, nem amarga. Já no aroma, é possível sentir a predominância do malte, com nuances de pão e cereais.
Molho Pesto
Por conta de seu método de produção, que consiste em “amassar” os ingredientes que compõem o molho em um pilão, ele acabou sendo batizado de pesto, que vem da palavra italiana “pestare”, que significa esmagar. Produzido tradicionalmente com manjericão, alho, azeite, queijo parmesão e pinoli, uma cerveja India Pale Ale combina muito bem com esse tipo de molho. Ela tem amargor presente, mas não é absurdamente forte, sendo que seu amargor pode ser uma contrapartida ao frescor do pesto.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade de Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, formado em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.