Fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes, o azeite, especialmente o extravirgem, é a escolha preferida dos consumidores
Comemorado em 26 de novembro, o Dia Mundial do Azeite é uma oportunidade para destacar a importância desse produto na alimentação e seus benefícios à saúde. Fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes, o azeite, especialmente o extravirgem, é a escolha preferida dos consumidores, seja para temperar pratos ou preparar refeições.
Segundo a nutricionista do Covabra, Juliana Porto, o extravirgem se diferencia por ter acidez mais baixa, maior concentração de antioxidantes e menos etapas de processamento. “O azeite é rico em ácido oleico e antioxidantes. Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim, aumentar o bom e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares”, explica. O produto também favorece o controle glicêmico e pode ser usado para finalizar pratos ou refogar, graças ao ponto de fumaça elevado, entre 190 °C e 200 °C.
Juliana lembra que existem outras categorias, como o virgem, com acidez um pouco maior, e os refinados ou compostos, que contêm menor proporção de azeite puro. Ainda assim, reforça que o extravirgem é a opção mais indicada para o consumo diário.
Na hora da compra, ela recomenda observar a embalagem, optando por vidro escuro, e levando em conta a acidez, a data de produção e a origem, com destaque para Portugal e Chile. O consumo ideal é de 1 a 2 colheres de sopa por dia.
No Covabra, há uma diversidade de marcas de azeite. O extravirgem continua liderando as vendas, mesmo após períodos de alta nos preços. “O que percebemos foi apenas uma migração de marcas e tamanhos, não uma redução na procura”, afirma Marcos Paulo, gerente de Mercearia da rede. Ele explica que, com a normalização dos preços, os consumidores retomaram os hábitos anteriores, mas a procura por versões premium ainda é menor, devido ao valor mais elevado. As embalagens de 500 ml seguem como preferência. A procura pelo azeite cresce especialmente no Natal, fim de ano e durante a Quaresma.
Sobre o Covabra
Com 36 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) foi fundada em Limeira, interior de São Paulo, em 1989. Destacou-se por implantar um novo conceito de supermercado na região e por ser pioneira no uso de tecnologia com leitores ópticos em todos os seus caixas, promovendo mais eficiência e economia para os consumidores.
Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré (SP), com 13 mil m² de área construída, otimizando a logística e garantindo um abastecimento ainda mais eficiente para suas lojas.
Comprometida com a segurança alimentar e a sustentabilidade, a rede Covabra também passou a adotar práticas alinhadas ao RAMA (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos), criado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). O programa garante a rastreabilidade dos alimentos, monitorando aspectos como resíduos de agrotóxicos e fornecendo informações que auxiliam na seleção consciente de produtores e fornecedores.
Atualmente a rede Covabra conta com 23 lojas, até o final do ano serão 24 unidades em 12 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro, Vinhedo e Paulínia), empregando aproximadamente 5 mil funcionários e oferecendo aos clientes uma ampla variedade de produtos, com foco na qualidade, segurança e economia.