Jasmine, marca referência em alimentação saudável, explica os usos e cuidados com o adoçante natural extraído da planta Agave tequilana. Extraída da seiva da planta Agave Tequilana, a mesma utilizada na produção da tequila, a Calda de Agave é um adoçante natural de origem vegetal que vem sendo cada vez mais usado como alternativa ao açúcar refinado.
Seu aspecto lembra o mel, mas com sabor mais suave e neutro, o que amplia sua possibilidade de uso em diferentes receitas.
Rica em frutose, a Calda de Agave se destaca por seu alto poder adoçante, o que permite seu uso em quantidades menores quando comparada à sacarose. Jasmine Alimentos destaca que essa é uma característica valorizada por quem busca reduzir o consumo de açúcar sem abrir mão do sabor. “O principal componente da Calda de Agave é a frutose, o que confere a ela um poder adoçante superior ao da sacarose. Isso significa que é possível usá-la em menor quantidade nas preparações”, explica Karla Maciel, nutricionista da marca.
Além de versátil no preparo de receitas, como pães, caldas, molhos e sobremesas, a Calda de Agave também chama atenção por seu baixo índice glicêmico, geralmente inferior a 30, enquanto o açúcar comum ultrapassa 60. Isso significa que a libertação de glicose no sangue ocorre de forma mais lenta, o que pode beneficiar pessoas com resistência à insulina, pré-diabéticas ou que buscam controlar a glicemia.
“Esse é um ponto positivo, sim, mas precisa ser avaliado com cautela”, ressalta a nutricionista da Jasmine. “O baixo índice glicêmico da Calda de Agave está relacionado ao seu alto teor de frutose, que não eleva diretamente a glicose no sangue porque é metabolizada no fígado. Quando consumida em excesso, pode sobrecarregar o órgão e favorecer o acúmulo de triglicerídeos.” Segundo a nutricionista, a melhor forma de aproveitar o ingrediente é com moderação e dentro de um padrão alimentar equilibrado.
Mesmo sendo de origem natural, a Calda de Agave se enquadra na categoria de açúcares livres, cuja ingestão deve ser limitada, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que esses açúcares não ultrapassem 10% do valor energético total diário, com meta ideal de até 5%. “O uso deve ser pontual, como substituto eventual do açúcar refinado. Em dietas com foco terapêutico ou metabólico, como controle de peso ou esteatose hepática, é recomendável consultar um nutricionista para ajustar o tipo e a quantidade do adoçante”, orienta Karla Maciel.
Quando usada com moderação, a Calda de Agave pode ser incorporada em preparações caseiras de maneira prática e saborosa. Jasmine sugere uma receita especial de Sonho Assado com Calda de Agave e Aveia, que combina ingredientes nutritivos e é perfeita para quem busca alternativas mais equilibradas no dia a dia.
Confira o passo a passo!
Sonho Assado com Calda de Agave e Aveia Jasmine
Ingredientes:
Para a massa:
- 1 xícara de Farelo de aveia Jasmine
- 1/2 xícara de farinha de amêndoas ou integral
- 1/4 xícara de Calda de Agave Jasmine
- 1/3 xícara de bebida vegetal (amêndoa, aveia ou coco)
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
Para o recheio funcional (tipo creme):
- 1 xícara de bebida vegetal
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de Calda de Agave Jasmine
- 1 colher (chá) de cúrcuma
- 1 colher (chá) de baunilha natural
Para polvilhar:
- Aveia em flocos finos Jasmine
- Canela em pó (opcional)
Modo de preparo:
- Misture o fermento com a bebida vegetal morna e a calda de agave. Deixe descansar por 10 minutos.
- Em seguida, adicione os demais ingredientes da massa e misture até formar uma massa macia. Deixe crescer por 30 a 40 minutos em local abafado.
- Em uma panela, dissolva o amido de milho na bebida vegetal, adicione a calda de agave, baunilha e cúrcuma. Cozinhe em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Reserve até esfriar.
- Divida a massa em porções pequenas (tipo bolinhas), recheie com o creme, feche bem e modele em formato de sonhos. Coloque em assadeira untada ou com papel manteiga.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos, ou até dourar.
- Retire do forno, pincele um pouco de calda de agave por cima e polvilhe com aveia e canela.
Sobre a Jasmine Alimentos
Com mais de 30 anos de história, a Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis e foi a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Hoje a marca possui um portfólio completo que conta com produtos nutritivos de verdade e sem lupas de excesso, distribuídos em uma linha integral completa, composta por itens integrais, orgânicos e zero açúcar e uma linha especial sem glúten. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos, companhia que possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br