O Clara Arte contará com 30 novas acomodações até agosto de 2026; o projeto conta também com quadras de beach tênis, tênis, futebol e um novo bar
Menos de um ano após sua inauguração, o Clara Arte, primeiro hotel dentro do Instituto Inhotim, anuncia a expansão com a construção de 30 acomodações previstas para serem entregues até agosto de 2026. O novo prédio será 100% acessível, perto das áreas comuns, ideal para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e famílias com crianças. Também está sendo construída uma área de esportes com quadras de tênis, beach tênis e futebol, além de um novo bar.
O plano de crescimento contempla uma segunda etapa que incluirá a construção de mais bangalôs, um spa cinematográfico integrado à floresta e a ampliação do centro de eventos. Para 2029, a expectativa é inaugurar um complexo completo com 150 acomodações, em uma área localizada a 700 metros do Instituto.
“O sucesso do Clara Arte superou nossas expectativas. A expansão é uma resposta natural à procura de viajantes que buscam algo além da hospedagem tradicional: querem vivenciar arte, natureza e cultura de forma verdadeiramente imersiva”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts. “Nosso compromisso é crescer mantendo intacta a essência que nos trouxe até aqui: cada detalhe pensado para criar experiências memoráveis e autênticas.”
O movimento de ampliação segue a filosofia de crescimento do grupo, que equilibra expansão com investimento constante na qualidade. O Clara Resorts reforma completamente as acomodações a cada sete anos e renova os enxovais sazonalmente, garantindo que os hotéis mantenham o padrão de excelência que conquistou reconhecimentos nacionais e internacionais.
Desde a inauguração, o Clara Arte atrai um público diversificado: desde os amantes das artes até famílias com crianças que descobrem a arte de forma lúdica, casais em busca de experiências culturais e visitantes internacionais que encontram no hotel a infraestrutura de alto padrão que faltava à região de Brumadinho.
Com acesso exclusivo ao Instituto Inhotim em dias e horários diferenciados, os hóspedes podem explorar o acervo com tranquilidade, em um ritmo que permite imersão e conexão com as obras.
O Clara Arte conta com 46 bangalôs projetados para dialogar com a atmosfera artística do entorno. Todas as acomodações possuem varanda com lareira, banheira, em alguns bangalôs são esculpidas em pedra-sabão, cama de casal, sofá e a prática “Copa Baby”, equipada com máquinas Dolce Gusto, micro-ondas, filtro de água e frigobar.
A estrutura atual inclui piscina climatizada, sauna, spa, restaurante, brinquedoteca, academia e espaço para eventos. A brinquedoteca conta com brinquedos assinados pelo artista plástico Artur Lescher, que leva a arte para um espaço de brincar lúdico e interativo. Lescher também está presente nos demais hotéis do Grupo com o programa “O Pequeno Colecionador”, que oferece oficinas de atividades artísticas, idealizadas em parceria com o artista plástico.
A expansão do Clara Arte integra a estratégia de crescimento orgânico do grupo Clara Resorts, que completou 24 anos de atuação em 2025. Sem sócios ou fundos de investimento, o grupo mantém autonomia total em suas decisões e foco absoluto na qualidade da experiência oferecida aos hóspedes.
“Nosso crescimento sempre foi pensado de forma cuidadosa, respeitando a identidade e valores. Queremos que cada nova etapa do Clara Arte mantenha a conexão com o território, com a arte e com o propósito de criar experiências que realmente transformem as pessoas”, complementa Taiza.
Sobre o Clara Resorts
Com 24 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts conta com três unidades, Clara Dourado Resort, em Dourado (SP), eleito por três anos consecutivos como “Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias”, pelo site TripAdvisor; o Clara Ibiúna Resort, em Ibiúna (SP), selecionado como “Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil”, em 2023; e o recém-inaugurado Clara Arte, em Brumadinho (MG), dentro do Instituto Inhotim.
O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, que implementou diversas iniciativas que estimulam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, deixando os processos internos mais ecológicos e sendo um exemplo no Brasil de uma hotelaria consciente e sustentável.
O Clara Dourado Resort conta com 146 apartamentos de luxo, todos com filtro de água, wifi, dispensers com produtos L’Occitane e máquinas Dolce Gusto. O bloco Vila do Lago 2 conta com acomodações que comportam até cinco pessoas e oferecem uma estrutura completa com “Copa Baby” e vista privilegiada para o lago. Os apartamentos do piso superior aceitam pet de pequeno porte e as suítes do piso térreo possuem piscina privativa.
Já o Clara Ibiúna Resort conta com 163 apartamentos de luxo, com destaque para o Bloco Vila da Mata, com apartamentos pensados para família, com “Copa Baby”, equipada com microondas, filtro de água e adega, e é pet friendly. Os apartamentos Garden contam com lareira e as suítes Master têm sauna e banheira de hidro dupla.
O Clara Arte une o melhor da hospitalidade com a riqueza cultural e natural do maior museu a céu aberto da América Latina. São 46 bangalôs, piscinas climatizadas e cobertas, sauna, spa, restaurante, brinquedoteca, academia e espaço para eventos. As duas suítes presidenciais contam com jacuzzi e sauna. Todas as acomodações têm varanda com lareira, banheira, cama de casal, sofá e a “Copa Baby”.