A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com 194 empreendimentos e 28,5 mil quartos em todo o Brasil, apoiou a modernização total ou parcial de 44 empreendimentos distribuídos por diversas regiões do país, reafirmando seu compromisso com a excelência na experiência dos hóspedes e com a eficiência operacional das propriedades. O foco dos retrofits foram os quartos e as áreas comuns, sobretudo recepções e restaurantes.
As atualizações visaram à criação de ambientes mais modernos, funcionais e acolhedores, para atender não apenas às expectativas dos clientes, que buscam experiências superiores e personalizadas, mas também promover a valorização dos ativos e reforçar o posicionamento estratégico de cada marca.
No centro da estratégia de retrofit está a entrega de uma experiência de design que combina bem-estar, conforto e autenticidade. Para cada bandeira hoteleira, a administradora refletiu o compromisso em entregar a proposta de valor específica de cada marca, traduzindo as mudanças no comportamento dos hóspedes e incorporando essas tendências nos ambientes dos hotéis. “Os espaços modernizados contam histórias locais por meio de interiores que capturam a essência regional. Queremos que nossos hóspedes vivam uma experiência imersiva, que vá além da estadia, oferecendo uma conexão verdadeira com o lugar que estão visitando”, afirma Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica Hospitality International.
Outro aspecto central do retrofit suportado pela administradora é a flexibilidade dos espaços. Lobbies, restaurantes e bares foram projetados para atuar como hubs sociais integrados, atraindo tanto hóspedes quanto pessoas da comunidade local. “Restaurantes, em particular, são transformados em referências gastronômicas regionais, com cardápios autênticos e identidade própria, criando uma atmosfera que engaja e conecta as pessoas. Queremos que sejam referências na comunidade, com uma identidade que reflita a cultura local e cardápios pensados para atrair e fidelizar pessoas da região”, complementa o executivo.
Valorização contínua e resultados tangíveis
O compromisso da Atlantica com o retrofit está embasado em diretrizes do setor que recomendam atualizações significativas em hotéis a cada sete anos. Segundo Mark Campbell, “hotéis que não passam por renovação periódica tendem a perder market share e comprometer sua imagem no médio e longo prazo. Nosso papel como administradora é assegurar que cada ativo entregue valor máximo, proporcionando experiências que encantem os hóspedes”.
Os retrofits têm impacto direto nos principais indicadores de negócios que melhoram a rentabilidade, como a ADR (Average Daily Rate) e a OCC (Ocupação). Um exemplo é o hotel Quality Paulista, em que os apartamentos apresentaram um aumento de 78% na ADR. O projeto permitiu a criação de uma nova categoria de hospedagem, refletindo aumento no valor percebido pelos hóspedes.
Outro caso de destaque é o Radisson Oscar Freire, que alcançou um incremento de 54% na ADR dos apartamentos reformados, comparado ao mesmo período. Esses resultados mostram como os retrofits não apenas renovam a estrutura física dos hotéis, mas também agregam valor às diárias, atraem novos perfis de hóspedes e maximizam os retornos financeiros.
O impacto das modernizações também se reflete diretamente nas métricas de satisfação e lealdade, como o Net Promoter Score (NPS), uma ferramenta essencial na hotelaria para medir o sucesso da experiência dos hóspedes. Em 2025, alcançamos um índice recorde de NPS, superando a marca de 60 pontos, considerados todos os produtos, inclusive econômicos e midclass, demonstrando como as modernizações não apenas elevam a qualidade dos espaços, mas também fortalecem a percepção positiva dos hóspedes, promovendo maior recomendação e fidelidade.
A visão de longo prazo da Atlantica é ambiciosa: retrofitar 100% dos seus hotéis elegíveis até 2030. Esse compromisso consolida a posição da rede como uma administradora que não apenas entrega experiências premium aos hóspedes, mas também maximiza os resultados para os investidores.
Sobre a Atlantica Hospitality International
Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com 194 empreendimentos, que agregam a oferta de 28.539 quartos, em mais de 74 cidades no Brasil. Possui mais de seis mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.
Detém alianças exclusivas com três das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality, Clarion, Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com a família de marcas próprias Transamerica Hotels (Transamerica Fit, Transamerica Executive, Transamerica, e Transamerica Collection, Go Inn Transamerica e Esuites Transamerica) e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.
É líder na categoria administradoras hoteleiras com mais empreendimentos no Brasil, pelo ranking Hotelaria em Números 2024, produzido pela Jones Lang LaSalle Incorporated (JLL), em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Associação Brasileira de Resorts (ABR), um dos mais importantes do setor.
Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações de residenciais com serviços e locação flexível dentro da sua vertical Roomo Transamerica e Radisson Serviced Apartments. E em uma terceira área de atuação, a empresa administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.