O Canal Vida de Mochila, do Richard Oliveira, já conta com quase 300 mil inscritos e 900 mil visualizações nos 32 episódios publicados
Um casal brasileiro decidiu transformar a lendária Rota da Seda em uma aventura inédita: percorrer de Portugal à China sem utilizar avião, registrando cada passo em sua nova websérie no canal Vida de Mochila, no YouTube. A jornada, feita com mochilas nas costas, combina ônibus, trem, barco e outros meios terrestres para explorar uma das rotas comerciais mais antigas e fascinantes da história.
“Não existe uma rota fixa. É sobre experienciar, sentir e compreender a conexão entre o Ocidente e o Oriente em uma das mais antigas rotas do mundo. O tempo estimado é de cerca de três anos, mas o que realmente importa é o caminho e as histórias que ele nos apresenta”, explica Richard Oliveira, criador do canal e produtor da websérie.
Disponível no YouTube, a série acompanha a viagem do casal em episódios gravados ao longo do percurso, misturando informação, cultura, reflexões e experiências reais. Já são mais de 30 episódios publicados, e atualmente, o casal está na Bósnia. Com quase 300 mil inscritos e mais de 800 vídeos publicados, o Vida de Mochila vem se consolidando como um dos principais canais de viagens independentes do país, com quase 900 mil visualizações na nova websérie.
“Passamos para as pessoas não só a parte positiva sobre liberdade, mas também nossas descobertas, dificuldades e história dos lugares que passamos. Acho que sinceridade com relação a nossa viagem deixa a websérie mais real, e as pessoas podem acompanhar tudo com mais detalhes”, completa Richard.
Criado em 2015, o canal nasceu do desejo de compartilhar histórias e inspirar pessoas a viajar de forma consciente e transformadora. Richard e sua companheira Lanna são formados em Comunicação Social, com especializações em Relações Públicas e Jornalismo, e há oito anos vivem na estrada. Nesse tempo, já percorreram toda a América Latina, registrando lendas, comidas típicas, músicas, danças, trilhas e entrevistas com pessoas que ajudam a contar as múltiplas formas de se viver e enxergar o mundo.
A exemplo disso, Richard usou o conhecimento em marketing digital para trabalhar remotamente e viabilizar o estilo de vida nômade. “Você vive primeiro e conta depois”, afirma ele, reforçando a importância de aproveitar cada momento em sua plenitude. O Vida de Mochila é mais do que um projeto de viagem — é uma narrativa sobre liberdade, descobertas e conexões humanas ao longo de milhares de quilômetros entre o Atlântico e o Oriente.
Assista a websérie clicando aqui!
Sobre Vida de Mochila:
Richard Oliveira é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e trabalhou por mais de oito anos na área de marketing. Nos últimos oito anos, trocou a rotina de escritório por uma vida nômade. Entre 2017 e 2019, atravessou a América Latina sem usar avião, produzindo a websérie #America300, com 97 episódios. Atualmente, está realizando a Rota da Seda, cujo objetivo é ir de Portugal até a China por terra. Richard produz filmes para seu canal no YouTube, Vida de Mochila, que conta com 279 mil inscritos, e cria conteúdo para o seu Instagram, @vidademochila, com 376 mil seguidores.